Anatomia Lolita

Faz um bom tempo que planejo escrever esse post, mas sempre que começava a edita-lo percebia que ficaria longo e cansativo, coisa que sou totalmente contra. Porém, entender as peças "obrigatórias" para um outifit lolita é fundamental para uma iniciante e esse post será muito útil.

Abaixo uma imagem que onde descreve exatamente as peças fundamentais para um outfit lolita. Logo depois, o texto "Características de um visual Lolita", do Blog Kawaii Kei.


Características de um visual Lolita:

- Acessório de cabelo: Sempre deve-se usar algo na cabeça, pode ser desde um enorme laço, até um pequeno corsage de flores. Os mais usados são os laços, de vários tipos e tamanhos, às vezes são usados grandes laços no topo da cabeça e às vezes pequenas presilhas de lacinhos nos cabelos, tudo depende do sub-estilo que se usa. Outros acessórios comuns são: headdress, chapéus, corsages de flores, entre outros.

Blusa: Essa é uma importante peça. Sempre que se use um JumperSkirt ou uma saia é importante usar uma blusa para acompanhar, só no caso de usar um Onepiece a blusa é dispensável. Lolitas mostram o menos de pele possível. As blusas costumam ter o corte básico de uma camisa social, porém a gola e alguns outros detalhes são modificados, como por exemplo as blusas de Sweet Lolita que tem a gola redondinha com babados. Pode-se usar também cutsew, que são blusas mais similares a camisetinhas, mas que não fogem ao visual, sempre contendo elementos lolita.

Vestido ou Saia: Pode-se usar um Onepiece, um JSK ou uma saia. Essas peças para se adequarem a Lolita devem ter um formato de sino. Elas devem ser rodadas e para que ela obtenha essa forma são usadas anáguas, que são saias de tule, ou de outros materiais, que vão armar a estrutura da saia. É bom sempre usar um blommer ou shorts por baixo dessa saia, afinal é importante que nada indesejável apareça. Outro ponto indispensável, o comprimento da saia não deve ser curto, no máximo um palmo acima do joelho, e pode ser longo até quase os pés, como já disse anteriormente uma Lolita tenta mostrar o menos possível de pele.

Meias: As meias podem ser diversas, meia-calça de fio grosso ou mais fino, meia 3/4 ou 7/8 de algodão ou meias finas, e até são aceitas meias soquetes. Só não pode faltar a meia, pois este é uma das peças chaves em Lolita.

Sapatos: Aqui dá para variar bastante, qualquer sapato bem apresentável e bonito pode ser usado, desde maryjanes, teapartys, botas de plataforma, oxfords até botas de salto. O importante é o bom senso, deve-se casar o sapato com o sub-estilo que se usa. Por exemplo, se usar um visual Classical uma bota curta de salto pode ser utilizada facilmente, já em Sweet dificilmente encaixaria bem. Calçados como tênis esportivos, ou sapatilhas de tecido pobres e outros não vão se adequar. É sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita, acho que essa é a chave de um bom sapato.

Bolsa: Acredito que a bolsa segue a regra do sapato, qualquer bolsa bonita e apresentável pode ser usada. Pode variar desde totebags, bolsas clássicas, de coração, em formato de doce e etc. Claro que uma mochila ou bolsa esportiva já não se acomoda dentro do estilo. Como já disse é sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita.

Acessórios diversos, maquiagens e cabelos: Quando se trata desse ponto pode-se variar bastante. Em relação a acessórios, usa-se colares, pulseiras, anéis, broches, brincos, entre outros, todos casando com seu outfit e especialmente com o sub-estilo que usar. Um exemplo: Uma Sweet Lolita com certeza usaria uma pulseira de acrílico com glitter, já uma Classical não usaria uma pulseira assim, e sim uma com pérolas. O cabelo e maquiagem também estão ligados diretamente ao sub-estilo. Perucas são bem aceitas em qualquer sub-estilo, porém o penteado deve ser adequado. Pode-se usar cachos, coques, penteados elaborados, tranças, entre outros. Sweet Lolita OTT gostam de usar perucas grandes divididas em duas cores por exemplo. A maquiagem acho que é algo mais livre, porém sempre lembrando que deve estar dentro da estética Lolita. Pó branco e batom preto não casam legal nem com gothic, acredito que o faz lembrar algo como uma fantasia e não um estilo.



Foi um texto que me identifiquei muito e achei legal compartilha-lo. Gostaria muito que todas as iniciantes na moda lolita tivessem a oportunidade de ler os artigos escritos pela Kitty, Kakao e a Sally, tenho certeza que ajudaria muito. Alguns blogs e posts antigos estão cheios de mitos, regrinhas bobas e coisas ultrapassadas. Pra mim moda é uma constante evolução e com lolita não é diferente, ela constantemente sofre as influencias da modernidade.

Quero deixar claro que essa é minha opinião, não as ordens de uma deusa lolita super kawaii que eu sigo. Sempre aconselho as novatas a deixar sua personalidade transparecer em suas peças, não se prender a regras, mas sim procurar conhecer bem a moda e ter bom senso. Como as meninas do blog Kawaii Kei disseram: " Essa é uma base, não são regras. Afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões! "

Bom é isso, muito obrigada pela visita, continue acompanhando o blog e deixe seu comentário, kissu ♡

2 comentários:

  1. O post ficou tão simples e completo!
    A estética lolita, pode ser tão complicada para uma iniciante e esse texto está bem especificado e fácil de compreender!
    É muito importante que esses textos sejam reescritos e repostados para as iniciantes no estilo!


    pinkpuffynana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como eu penso Nana. Muito obrigada !

      Seu blog é muuuito kawaii ! ♡

      Excluir

« »